• Home
  • Blog
  • Rastreadores de carros: saiba como funciona e suas vantagens

Rastreadores de carros: saiba como funciona e suas vantagens

Ter um automóvel, muitas vezes, é uma necessidade para a família, seja para deixar os filhos na escola ou para ir ao trabalho. Assim, por mais que a preocupação com a violência urbana seja uma constante na vida de quem mora em grandes cidades, não dá para abrir mão do veículo.

A boa notícia é que podemos contar com a tecnologia a nosso favor como forma de minimizar ou de se prevenir dessa violência. No caso de automóveis, propriamente, contamos com os rastreadores de carros.

Você sabe como funcionam os rastreadores e quais são suas vantagens? Continue lendo para descobrir!

O que são os rastreadores de carros

Os rastreadores são equipamentos de geolocalização que, uma vez instalados no veículo, indicam a sua localização, independentemente de ele estar circulando ou estacionado.

Além da localização, esses dispositivos são capazes de informar se o automóvel se encontra ligado ou desligado, qual é sua velocidade e direção, assim como o trajeto percorrido durante um tempo determinado.

Alguns rastreadores também contam com funções adicionais, como o botão do pânico. Ele fica escondido no veículo e, uma vez apertado, emite um sinal de alerta de situação de perigo à central, que passa a monitorar a veículo e toma as providências necessárias.

Como eles funcionam

Os rastreadores podem funcionar por 2 tipos de tecnologia: os sistemas de radiofrequência ou os de GPS.

A radiofrequência se baseia na triangulação de sinais captados por redes formadas por antenas receptoras. Essa rede permite cobrir uma determinada área e, com isso, localizar o dispositivo rastreado, esteja ele em lugares fechados ou abertos.

Já o GPS é um sistema de posicionamento global que usa sinais de rádio emitidos por satélites que circulam pelo espaço. Eles determinam a posição geográfica do dispositivo por meio das coordenadas de latitude e longitude emitidas.

Assim, ambos os sistemas enviam a localização exata do carro para os pontos receptores, que, por sua vez, a transmitem para as centrais que fazem o serviço de rastreamento.

Quais são as vantagens dos rastreadores

Os rastreadores oferecem inúmeras vantagens. Talvez a mais conhecida pelas pessoas seja a possibilidade de recuperação de veículo roubado ou furtado, em razão do seu rastreamento e localização, mas há também a vantagem da segurança pessoal.

Isso porque, em caso de sequestro ou de desaparecimento do condutor, é possível acionar o rastreador para determinar sua movimentação, permitindo a localização da vítima. Os rastreadores que contam com o botão do pânico oferecem ainda mais segurança, uma vez que, em uma situação de perigo, basta apertá-lo para emitir o alerta e solicitar a ajuda necessária.

Para as empresas que trabalham com entrega de cargas e encomendas e com serviço de transporte de pessoas, como táxis, o rastreador pode controlar o cumprimento do cronograma, além de acompanhar se o trajeto está sendo feito em segurança.

Além disso, o dispositivo tem um preço de instalação e de monitoramento bem acessível e, justamente por isso, algumas pessoas optam por ele em detrimento de um seguro de automóvel. No entanto, quem contrata um seguro ao mesmo tempo que opta por um rastreador vê o valor do serviço ser reduzido, tendo em vista a maior proteção de que dispõe.

Como deu para ver, pela segurança que oferece e por se tratar de um equipamento acessível, vale a pena contar com rastreadores de carros!

Leave A Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *