• Home
  • Blog
  • Já pensou em fazer um consórcio? Veja se vale a pena para você

Já pensou em fazer um consórcio? Veja se vale a pena para você

Quando você começa a pensar nas maneiras de comprar um bem, como um carro, acaba questionando se fazer um consórcio é uma boa opção. Definitivamente, essa modalidade de compra vem crescendo nos últimos anos entre os consumidores brasileiros como um meio de fugir dos altos juros de um financiamento. O consórcio possui algumas características que todo interessado deve saber para determinar se essa é a melhor escolha.

Acompanhe nosso post, conheça melhor o funcionamento do consórcio e veja se vale a pena para você!

Entenda o funcionamento do consórcio

Entender como funciona o consórcio é a melhor maneira de saber se ele combina com suas necessidades. Ao participar de um consórcio, você passa a fazer parte de um grupo de pessoas que têm interesse no mesmo valor, ou até no mesmo bem que você. Assim, cada membro paga uma parcela mensal, de modo que seja possível contemplar alguns deles com o bem desejado a cada mês.

Além de poder ser contemplado por sorteio, também é possível receber sua carta de crédito ofertando lances. O número de membros contemplados por sorteio e por lance mensalmente é definido pela administradora.

Consórcio não tem juros, mas tem taxas

Uma das características que mais ouvimos falar sobre consórcio é que não possui juros. E isso é verdade. Adquirindo um bem por mês com o valor das prestações de cada membro, é possível fugir dos juros. Porém, ao fazer um consórcio você terá que arcar com algumas taxas relacionadas ao serviço. Entre elas, taxa de administração e adesão, fundo de reserva e seguro. É importante conhecer bem o contrato de consórcio para estar ciente de todas as tarifas que devem ser pagas.

Menor burocracia e parcelas em conta

A facilidade da adesão ao consórcio também ajuda a elevar seus níveis de popularidade. A análise de crédito é muito menos rígida do que a de um financiamento. Para facilitar a adesão, muitas vezes as administradoras não exigem nem mesmo comprovação de renda por parte dos interessados.

As parcelas de um consórcio também costumam ser bem mais acessíveis. Livre dos juros do financiamento e com as taxas diluídas por todas as parcelas, o consórcio é a melhor opção para muitas pessoas que desejam adquirir um bem de grande valor.

Como saber se fazer um consórcio vale a pena

Agora que conhecemos melhor as características de um consórcio, é mais fácil avaliarmos se ele atende nossas necessidades.

Pessoas que não têm pressa em ter o bem desejado em mãos, que procuram uma maneira de poupar e fazer uma compra programada, certamente farão um ótimo negócio ao adquirir um consórcio.

Da mesma maneira, pode ser uma ótima escolha para quem já possui parte do dinheiro necessário para a aquisição do bem desejado. Para essas pessoas, o consórcio possibilita uma contemplação mais rápida por meio dos lances com parcelas bem mais em conta para terminar de pagar por sua carta de crédito.

Pesquisar bastante e conhecer suas próprias necessidades e condições é fundamental para fazer um bom negócio quando o assunto é consórcio.

Leave A Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *