• Home
  • App
  • Como evitar as principais doenças do coração?

Como evitar as principais doenças do coração?

As doenças do coração afetam milhões de pessoas e estão entre as principais causas de morbidade, incapacidade e mortalidade no mundo, devendo ser uma preocupação para todas as idades.

Para aprender a se prevenir, é importante também saber quais são as doenças mais comuns. Continue lendo o post que preparamos e veja como evitar as principais doenças do coração.

Conheça as principais doenças cardíacas

Se engana quem pensa que as doenças do coração são comuns só em pessoas idosas: mesmos as crianças, jovens e adultos, até mesmo sem antecedentes, podem ter complicações cardíacas. Confira as principais doenças:

  • Insuficiência cardíaca: também conhecida como insuficiência cardíaca congestiva, é quando o coração não consegue bombear sangue suficiente para o resto do corpo, suprindo suas necessidades.
  • Arritmia cardíaca: é a sensação de que os batimentos cardíacos estão acelerados, mais que o normal. A pessoa pode perceber desconforto ou interrupções dos batimentos. Essa arritmia pode ser sentida na garganta, pescoço ou tórax.
  • Pericardite aguda: é uma inflamação do pericárdio, que pode ter várias causas, como traumas, infarto, câncer, insuficiência renal e infecções, principalmente de origem viral. O sintoma é uma dor forte no peito, muitas vezes confundida com a dor do infarto do miocárdio.
  • Doenças valvares: ocasionam o comprometimento das válvulas cardíacas que são responsáveis pelo fluxo sanguíneo do coração. Com isso, o coração não consegue levar oxigênio ao organismo adequadamente.
  • Doença arterial coronariana: é uma doença que pode ser causada pelo acúmulo de gordura na parte interna das artérias, que levam sangue ao coração, devido ao colesterol. Quando uma dessas artérias entope, pode ocorrer o infarto.

Como você pode evitar as principais doenças do coração com hábitos saudáveis

Com a saúde não se brinca  principalmente com o coração, que, às vezes, não apresenta sintomas visíveis das doenças. Por isso, é imprescindível que você faça exames clínicos regularmente.

Existem atitudes que você pode pôr em prática para evitar o risco de ter problemas cardíacos, além de outros problemas de saúde. Veja como você pode ter uma vida mais saudável:

  • Alimentação saudável: uma alimentação saudável é a nossa grande aliada para combater não só doenças do coração, mas várias outras. O consumo de frutas, carnes brancas, legumes, verduras e produtos integrais devem fazer parte da sua alimentação diária.
  • Exclua o fumo da sua vida: as consequências do fumo são alarmantes e, além dos problemas nos pulmões, o hábito acelera a aterosclerose, insuficiência cardíaca e causa grande risco de infarto.
  • Mexa-se: já sabemos os benefícios da atividade física, tanto para homens quanto para mulheres e em qualquer idade. Fazer exercícios regularmente ajuda na circulação, pressão arterial, colesterol, tudo dentro dos limites, favorecendo, assim, seu coração. Não precisam ser exercícios aeróbicos: você pode começar com uma caminhada de, preferencialmente, um quilômetro por dia, e ir aumentando conforme a sua resistência.
  • Controle de peso: a obesidade é um problema mundial, e o excesso de peso causa diversos problemas. Entre eles está o aumento de risco da diabetes, colesterol e aumento da pressão sanguínea, sobrecarregando o coração e aumentando os riscos de problemas cardíacos. Além disso, causa a apneia do sono e a aterosclerose, que é o acumulo de gorduras nas artérias.
  • Estresse: muitas pessoas não dão a importância devida ao estresse, e está aí o perigo. O estresse aumenta a pressão arterial e o colesterol, influenciando no bom funcionamento do coração. Aprenda a relaxar mais, encontre algum tempo livro para descansar, sair da rotina e fazer algo diferente: seu coração agradece!
  • Exames clínicos: é muito importante fazer regularmente exames clínicos, averiguar a pressão arterial, batimentos cardíacos, etc. A prevenção é sempre melhor e, se surgir algum problema, sendo diagnosticado rapidamente, é sempre mais fácil resolver.

A nossa saúde é valiosa e, seguindo as dicas que citamos, você tem como evitar as principais doenças do coração, além de muitas outras. Lembre-se de sempre fazer exames de rotina para prevenção e manter hábitos saudáveis! 

Gostou da nossa matéria?! Então, compartilhe nas suas redes sociais!

Leave A Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *