• Home
  • App
  • Conheça 5 doenças causadas pelo estresse (e as evite!)

Conheça 5 doenças causadas pelo estresse (e as evite!)

A palavra estresse já é uma conhecida da maioria das pessoas. Praticamente todo mundo já passou por ao menos uma situação em que as coisas saíram do que foi planejado, seja na vida pessoal ou no trabalho. Fato é que essa sensação de irritação profunda não é superficial. Há algumas doenças causadas pelo estresse que podem trazer agravantes para a saúde física e mental.

Algumas dessas patologias podem se desenvolver, em alguns casos, por causa do cortisol, hormônio liberado em excesso quando a pessoa passa ou vive em uma situação estressante. Ele pode afetar negativamente a aparência da pele, o sistema imunológico e até a digestão.

Hoje, você vai saber mais sobre algumas doenças causadas pelo estresse. Acompanhe!

1. Depressão

Quando se fala em estresse constante, a depressão é a primeira doença à qual ele é relacionado. Dias consecutivos em situações que causam nervoso e preocupação podem ser a alavanca que vai ativar a depressão, distúrbio da mente que deve ser tratado, assim como qualquer doença física.

O aumento do cortisol e a diminuição da serotonina e dopamina (substâncias que causam a sensação de bem-estar) alteram os níveis hormonais, causando a sensação de que nada vai bem, de inutilidade, falta de disposição, além de tristeza profunda por vários dias.

2. Problemas no coração

Quando uma pessoa está sob pressão, as veias e artérias se comprimem, inibindo a circulação sanguínea. Isso pode causar aumento da pressão arterial, batimentos cardíacos fora de compasso e endurecimento das artérias.

Esse processo pode desencadear, em situações estressantes, problemas graves como infarto, AVC e outros problemas de circulação.

3. Insônia

Deitar na cama depois de um dia cansativo é uma alegria para quem quer descansar, certo? Nem tanto, já que, dependendo do nível de estresse ao qual a pessoa é submetida, ela pode desenvolver distúrbios relacionados ao sono, sendo a insônia o mais comum deles.

A insônia tem como sintoma principal a dificuldade de dormir, causada principalmente pelo cérebro, que não desacelera e aproveita o horário para continuar pensando em questões a serem resolvidas.

4. Síndrome do intestino irritável

O intestino é um dos órgãos mais afetados pelo estresse. Quando ele é uma constante, essa parte do corpo fica mais sensível e consequentemente desregulada. Isso pode causar flatulências, diarreia e distensão abdominal. Quando esses sintomas são frequentes, a síndrome do cólon irritável pode ser diagnosticada.

O contrário também pode acontecer. A pessoa sob estresse intenso pode diminuir a frequência de vezes que evacua, podendo ficar dias sem ir ao banheiro, causando problemas como prisão de ventre.

5. Transtornos alimentares

O estresse contínuo pode fazer com que o indivíduo desenvolva um sistema próprio de compensação relacionado à comida. Ele pode, por exemplo, se culpar por que não tem uma dieta equilibrada por conta de sua rotina e começar a se enxergar acima do peso, mesmo que não esteja, desenvolvendo uma anorexia.

Por outro lado, a pessoa sob estresse constante pode descontar os sentimentos na comida. Teve um dia estressante? Merece uma pizza. Esse comportamento pode fazer com que uma compulsão por comida seja desenvolvida, gerando obesidade e doenças relacionadas ao excesso de peso.

Como você pôde observar, o estresse é um dos grandes fatores que colaboram para o desenvolvimento de doenças que precisam ser tratadas com atenção. Procurar um bom médico, ter ajuda psicológica e separar um momento para você, para meditar, praticar atividade física e se alimentar bem são passos importantes para saber lidar com essas situações e fugir das doenças causadas pelo estresse.

Quer receber e-mails com nossas novidades? Assine nossa newsletter e acompanhe tudo!

Leave A Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *