• Home
  • Blog
  • Como escolher o melhor seguro de vida para o seu perfil?

Como escolher o melhor seguro de vida para o seu perfil?

Seguro de vida é algo que contratamos sem a mínima intenção de usar, especialmente se o benefício for pago em caso de óbito. Contudo recorrer ao serviço é uma atitude essencialmente preventiva e de extrema importância, especialmente se existirem pessoas que dependam financeiramente de você.

Hoje iremos lhe orientar sobre qual melhor seguro de vida para seu perfil para que você possa escolher aquele que melhor se encaixa às suas necessidades. Confira!

Por que ter um bom seguro de vida

O seguro de vida tem a finalidade de garantir segurança dos dependentes do segurado por um determinado espaço de tempo. Além disso, ele é essencial para ajudar a manter o padrão de vida caso aconteça algum sinistro com o contratante.

Tipos de cobertura de seguro de vida

Para você contratar um seguro de vida, é necessário saber todos os tipos de cobertura. A principal delas, obrigatória, é a cobertura para morte, a qual paga aos dependentes a indenização expressa na apólice. Vale dizer que, para efeitos de benefício, não importa se a morte ocorreu de maneira natural ou acidental, em ambos os casos tem que ser pago o seguro.

Ademais, na estrutura do seguro de vida deverá obrigatoriamente fazer distinção das coberturas básicas e adicionais, devendo conter pelo menos em uma das modalidades básicas, morte acidental e natural.

Algumas seguradoras têm optado em ofertar planos independentes para cada cobertura de seguro, ou seja, o contratante poderá contratar um plano de seguro de vida para cobertura de morte natural ou acidental ou somente para morte acidental ou só para invalidez por acidente, por exemplo. Caso você pretenda escolher um seguro que cubra apenas alguns riscos, faça uma avaliação de qual você considera mais provável que aconteça.

É extremamente importante que todas as situações que você deseja que sejam indenizadas aos seus dependentes estejam expressas no contrato que você firmar com a seguradora.

O que avaliar para contratar o melhor seguro de vida

Para a contratação de seguro de vida, é fundamental prestar atenção em alguns aspectos vejamos:

Idade para contratação e valores: cada seguradora tem suas próprias regras, mas caso  você seja muito idoso o mais provável é que não consiga contratar um seguro de vida.  Geralmente as seguradoras estipulam uma idade limite para contratação.  Também é fundamental dizer que quanto mais velho, mais você irá pagar pelo seguro. Antes de realizar a contratação é importante que você observe os reajustes previstos por faixa etária. Além do aumento quando se entra em uma nova faixa etária, as seguradoras reajustam anualmente as parcelas de acordo com a inflação.

Você fuma ou bebe? Pratica esportes radicais? As pessoas que fumam e bebem exageradamente aumentam o risco de morte e pode encarecer a sua apólice. Isso também vale se você mudar de profissão ou começar a fazer esportes radicais. Assim, é imprescindível que você comunique a seguradora sobre as peculiaridades de seu estilo de vida. Caso você deixe de avisar tais mudanças, grandes serão as chances de você perder o direito à cobertura do seguro.

Motociclistas: inúmeras seguradoras não fecham contratos com motoqueiros. A justificativa é o risco elevado de mortes no trânsito.

É possível ter mais de um seguro de vida? 

Você poderá ter mais de um seguro de vida. Contudo, é crucial avaliar se vale pena, uma vez que, quanto maior o numero de apólices contratadas, maior também será o trabalho e burocracia para que os dependentes recebam o dinheiro previsto.  No entanto, contratar mais de um seguro de vida pode ser interessante para as pessoas que querem se resguardar em caso de algum problema de liquidez com alguma das empresas contratadas ou ainda para que possa conseguir superar valores os limites estabelecidos pelas seguradoras, pois cada seguradora tem um limite diferente.

Leave A Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *