• Home
  • Blog
  • 5 dicas incríveis de planejamento pessoal

5 dicas incríveis de planejamento pessoal

Realizar a viagem dos sonhos, comprar a casa própria, trocar de carro e tantas outras ambições e sonhos fazem parte do planejamento de muitas pessoas. Entretanto, nem sempre equilibrar os gastos com as necessidades (e desejos) é uma prática possível.

Nesse sentido, o planejamento pessoal é o primeiro passo para organizar definitivamente o orçamento e sair do vermelho. Sentir-se seguro financeiramente faz com que as finanças pessoais funcionem e, assim, os objetivos possam ser alcançados. Mas é preciso muita determinação e, até mesmo, algumas mudanças de hábito para gerenciar seu dinheiro e seu tempo, certificando-se de que tudo ficará mais fácil.

A cada início de ano, muitas pessoas costumam fazer uma lista de metas. Entretanto, a maioria delas acaba ficando no papel — não necessariamente por falta de empenho, mas pela ausência de um bom planejamento. Pensando nisso, no post de hoje, trazemos cinco dicas de como fazer seu planejamento pessoal e organizar as finanças. Continue a leitura!

Organize o que precisa ser feito

Agir por impulso — ou mesmo esperar pela sorte — para que algo dê certo não é a melhor maneira de realizar seus desejos, já que uma série de imprevistos podem ocorrer. Antes de começar qualquer tipo de planejamento ou a famosa lista de “a fazer” (to-do list), portanto, é preciso conhecer e organizar tudo que será necessário.

Por exemplo, se a meta for realizar uma viagem nas férias de final de ano, é preciso pensar que, se você providenciar tudo antecipadamente, pode conseguir descontos nas passagens aéreas e no hotel. Você deve levar em conta, também, os gastos com alimentação, transporte e outras despesas diárias. Vai viajar de carro? Então, não se esqueça dos gastos com combustível, seguro de vida, seguro do veículo e vistoria veicular.

Independentemente da meta estabelecida, é preciso definir tudo que será necessário e, então, organizar como cada coisa poderá ser feita e providenciada. A partir daí, você poderá transformar o plano em realidade dentro de suas possibilidades financeiras e sem comprometer a qualidade do que está sendo planejado.

Procure boas opções de investimento

Muitas pessoas têm se questionado sobre a importância e a necessidade do investimento pessoal. Antes de tomar qualquer decisão, entretanto, é preciso estruturar um bom planejamento para conseguir atingir seu objetivo financeiro e, consequentemente, realizar outras metas. Tenha muito bem definido o porquê do investimento e saiba o quanto você deve reservar para investir. Determine uma quantia mensal que não sacrifique seu orçamento.

Gerencie suas receitas e despesas

Acompanhar de perto todas as receitas e despesas mensais é o primeiro passo para um planejamento pessoal eficiente. Quando você sabe quanto ganha, quanta gasta e, principalmente, onde gasta, consegue determinar o que é importante e cortar despesas desnecessárias, além de identificar potenciais pontos de economia.

Outra dica é anotar todas as suas despesas, desde um simples cafezinho até os gastos fixos mensais. Assim, você perceberá o quanto a soma das pequenas coisas do dia a dia pode influenciar no resultado final do seu orçamento.

Pesquise e compare preços

Antes de sair comprando em qualquer lugar de forma impulsiva, é preciso pesquisar e comparar preços — e barganhar por descontos. Ou seja, antes de comprar determinado produto, verifique o preço dele em outras lojas. Com a praticidade da internet e a expansão do comércio eletrônico, comparar preços e buscar aqueles que são mais atrativos ficou ainda mais fácil.

Tenha metas

Independentemente se você deseja fazer uma viagem, juntar dinheiro para comprar um carro ou adquirir sua casa própria, é preciso elaborar metas para saber onde chegar, como chegar e o que será preciso para alcançar aquilo que você deseja.

Ao elaborar um planejamento pessoal, é preciso colocar tudo na ponta do lápis. Por exemplo, você deseja realizar uma viagem daqui a um ano: quanto dinheiro precisará guardar para que esse sonho possa ser realizado? Quanto deverá reservar mensalmente para alcançar o valor necessário? Ao estabelecer metas, você traçará seus objetivos com mais segurança e, assim, poderá realizá-los dentro de suas possibilidades financeiras.

Leave A Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *