• Home
  • Blog
  • Seguro de carros alugados: como funciona?

Seguro de carros alugados: como funciona?

Contar com um bom serviço de seguro para nosso carro é fundamental. Quando falamos em carros alugados, essa importância é ainda maior. Afinal, todos sabemos que imprevistos no trânsito podem acontecer com qualquer pessoa. Por isso, é muito importante saber como funciona o seguro de carro alugado.

Preparamos este guia com todas as informações que você precisa saber sobre o seguro na hora de alugar um carro. Confira!

O seguro de carros alugados é opcional

Na hora de alugar o carro que você precisa, a contratação do seguro pode ser opcional. Contudo, é importante considerar a importância do seguro para carro alugado e a tranquilidade que você terá no caso de um imprevisto.

Verifique junto à locadora de veículos as condições para locação de veículo com seguro. O acréscimo no valor não costuma ser grande e você ainda garante a sua tranquilidade ao dirigir.

Verifique os tipos de cobertura

Antes de contratar o seguro de carro alugado é importante consultar quais os tipos de cobertura estão disponíveis. A mais comum, que você não deverá deixar de incluir, é a cobertura contra danos e perdas. Essa proteção te isentará no caso de roubo, furto ou danos sofridos pelo veículo, seja por acidente ou vandalismo. É importante verificar bem as condições do contrato e quais itens estarão cobertos.

Avalie também a inclusão dos seguros contra danos a terceiros e de acidente pessoal. Essas proteções adicionais serão de grande importância no caso de um acidente com outros veículos e, até mesmo, com vítimas.

Dependendo da locadora de veículos, você poderá optar pela contratação do seguro com ou sem pagamento de franquia. Os planos com franquia certamente sairão mais em conta, mas é preciso estar ciente dos valores que deverão ser desembolsados em caso de sinistro.

Como acionar o seguro de carro alugado?

Se for preciso acionar o seguro do seu carro alugado, é preciso fazer isso o quanto antes. Por isso, entre em contato com a locadora de veículos imediatamente. Em muitos casos, as seguradoras só aceitam o registro do sinistro até 24 horas após o ocorrido.

Será preciso fazer também um boletim de ocorrência junto a uma delegacia de polícia. Havendo a participação de terceiros, eles também deverão constar no boletim. Esse documento será usado pela seguradora para avaliar as condições do acidente e determinar a cobertura do sinistro.

Lembre-se de que, para acionar o seguro de carro alugado, você não poderá ter infringido nenhuma cláusula contratual, como desrespeitar regras de trânsito, dirigir alcoolizado ou fazer uso indevido do veículo.

Quais documentos são necessários para alugar um carro com seguro?

Se você deseja alugar um carro, é preciso atender a alguns requisitos exigidos pelas locadoras. O condutor precisará ter 21 anos completos e estar com a carteira de habilitação original e em dia.

As locadoras costumam fazer uma análise de crédito rigorosa antes de fechar negócio. Por isso, é necessário não ter nenhuma restrição no CPF e ter um cartão de crédito de sua titularidade. O pagamento da locação só poderá ser feito por meio do cartão.

Não deixe de verificar todos os documentos e requisitos necessários para a locação do veículo e a contratação do seguro de carro alugado. Desse modo, você garante a sua segurança e tranquilidade desde a hora que sair da locadora até a devolução do veículo.

Leave A Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *