• Home
  • Blog
  • Saiba quais são os principais tipos de planos de saúde e como funciona

Saiba quais são os principais tipos de planos de saúde e como funciona

Se você quer saber mais informações sobre os tipos de plano de saúde e como funciona. Você está no lugar certo. Acompanhe esse post e saiba mais a respeito.

 

Quais os tipos de plano segundo a ANS?

A ANS é a empresa responsável por controlar as empresas do setor e autorizar a comercialização dos serviços.

De acordo com o órgão, os tipos de plano de saúde que podem ser comercializados pelas operadoras são quatros:

  • Atendimento em ambulatório;
  • Atendimento em hospitais (com ou sem obstetrícia);
  • Atendimento Odontológico;
  • Cobertura referência.

Veja a seguir quais são as coberturas dos tipos de planos mencionados acima:

1.    Plano de saúde de atendimento ambulatorial

  • Consultas ilimitadas em ambulatórios e consultórios;
  • Procedimentos e exames ambulatoriais, incluindo os realizados em clínicas e consultórios;
  • Procedimentos e atendimentos urgentes nas primeiras 12 horas;
  • Exames onde não há é preciso a permanência no hospital por mãos de 12 horas;
  • Procedimentos especiais como hemodiálises, diálises, quimioterapias, hemoterapia e radioterapia.

2.    Plano de saúde hospitalar – sem cobertura obstétrica

  • Internações hospitalares ilimitadas, incluindo UTI. Com direito a exames, tratamentos como quimioterapia, anestesias, salas cirúrgicas, transfusões e materiais utilizados no período da internação;
  • Atendimentos emergenciais que evoluam para uma internação, seja por necessidade de manter a vida, ou algum órgão;
  • Todos os exames complementares que forem realizados durante a internação hospitalar, além de procedimentos em hemodinâmica;
  • Procedimentos especiais como: Hemodiálises e diálises peritoneais, quimioterapias e radioterapias, com rádio implante, rádio moldagens e braquiterapias, hemoterapias, nutrição enteral ou parenteral, exames e procedimentos para terapias e diagnósticos em hemodinâmica, embolização e radiologias intervencionistas, fisioterapias e acompanhamento clínico para os pacientes transplantados, no pós-operatório.

3.    Plano de saúde hospitalar – com cobertura obstétrica

O plano com obstetrícia, garante além dos benefícios citados acima, a inclusão de exames relacionados ao pré-natal, assistência no parto e ao bebê por 30 dias, seja ele natural ou adotado.

O plano também garante a inclusão do bebê como dependente.

4.    Plano de saúde odontológico

  • Procedimentos e exames odontológicos que podem ser de realização simples, como endodontia, exames radiológicos, periodontia, cirurgias menores realizadas com anestesia local;
  • Cobertura de exames radiológicos também de realização simples;
  • Atendimento de emergência e urgência.

5.    Plano de saúde Referencial

Esse é o tipo mais completo, e oferece cobertura a todos os procedimentos cirúrgicos e clínicos, e atendimentos de emergência e urgência.

Além disso, todos os tipos de exames são cobertos.

 

Veja os tipos de plano de saúde no quesito contratação;

Plano de saúde individual

O plano de saúde individual é focado nas suas necessidades particulares. É Ideal para quem não tem ou não pretende constituir família e gostaria de obter descontos ou gratuidade em consultas e, também, em acomodações hospitalares, no caso de internações.

Nesse modelo, a adesão é livre e qualquer pessoa física pode contratar esse tipo de plano. A cobertura vai depender do contrato firmado, assim como o período de carência. Os pagamentos podem ser feitos diretamente com o corretor ou com a operadora contratada.

Plano de saúde familiar

Os planos familiares são indicados para quem deseja contratar o serviço para mais de um membro da família. A grande vantagem é que o contrato acaba saindo muito mais em conta do que o plano individual.

A adesão também é livre e a cobertura vai depender da opção escolhida pelo segurado e firmada em contrato — o mesmo vale para o período de carência. Além disso, o número de dependentes inclusos pode variar de acordo com a operadora contratada.

Plano de saúde coletivo por adesão

Os planos de saúde coletivos são voltados para atender aos grupos de pessoas que compartilham alguma afinidade em sua área de atuação, cargo ou categoria profissional. Neste caso, é exigido o vínculo com alguma entidade de classe, sindicato ou instituição representante.

A gestão do plano é feita pela administradora contratada, que também pode gerenciar os pagamentos dos beneficiários da pessoa jurídica. Já a cobertura varia de acordo com o rol de procedimentos escolhido e não há carência para quem ingressa no plano em até 30 dias da celebração do contrato.

Plano de saúde coletivo empresarial

Os planos empresariais, como o próprio nome diz, são feitos para pessoas que trabalham em uma mesma empresa. É exigido o vínculo empregatício ou estatuário com a pessoa jurídica contratante do plano.

Não há carência para os contratos com 30 ou mais beneficiários ou para quem ingressa no plano em até 30 dias da celebração do contrato. A cobertura vai depender da opção de procedimentos escolhida pelo contratante e a cobrança dos beneficiários pode ser feita pelo empregador ou pela operadora.

Plano de saúde para MEI

Essa modalidade de plano só está disponível para o Microempresário Individual que possui um funcionário contratado, de modo que não é possível contratar esse tipo de plano individualmente.

Assim como as demais modalidades, a cobertura varia de acordo com os procedimentos escolhidos. Já a cobrança e o período de carência funcionam da mesma forma que o plano empresarial.

Como você pôde ver, são vários os tipos de planos de saúde disponíveis. Não importa se você precisa de um plano individual, se quer dar segurança para sua família ou se deseja oferecer mais benefícios aos seus funcionários: um bom plano de saúde é a melhor forma de garantir tranquilidade e bem-estar.

Leave A Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *