• Home
  • Blog
  • O que são apólices de seguros? Tire suas dúvidas aqui

O que são apólices de seguros? Tire suas dúvidas aqui

Todos sabemos que o documento principal de um seguro — seja de veículo, casa, vida ou viagem — é a apólice. No entanto, muita gente ainda tem dúvidas sobre a sua real função e sobre como utilizá-la.

Pensando nisso, elaboramos este artigo. Ele vai esclarecer o que são apólices de seguros, para que elas servem e quando devem ser usadas. Confira!

O que são apólices de seguros?

A apólice de seguro é o documento por meio do qual são estabelecidas todas as regras de funcionamento do seguro contratado. Em outras palavras, é o contrato de seguro. Por meio dela, a seguradora assume a responsabilidade por todos os riscos que ocorrerem com o bem segurado — tudo de acordo com as condições previstas no documento.

Essas condições incluem situações em que o seguro deverá ou não ser acionado, o valor total do prêmio, as parcelas a serem pagas pelo segurado, a cobrança de valores adicionais, os prazos para acionamento e reparação dos danos pela seguradora, dentre outras disposições essenciais a essa relação jurídica.

Para que elas servem?

Por seu caráter contratual, a apólice de seguro é um documento que tem como função formalizar e garantir que todas as disposições nele contidas serão cumpridas pelas partes.

Isso significa que, de posse da apólice de seguro, o segurado poderá cobrar da seguradora o cumprimento de todas as suas obrigações — desde os prazos para atendimento e reparação dos danos, até os valores a serem recebidos como indenização em caso de sinistro do bem, seja ele um carro, uma casa ou a própria vida.

Da mesma forma, a seguradora também poderá cobrar do segurado os deveres assumidos por ele e previstos na apólice de seguro — como o pagamento dos valores acordados e a comunicação, em tempo hábil, do sinistro ou ocorrência.

Quando devem ser usadas?

A apólice de seguro deve ser consultada e utilizada pelo segurado diante da ocorrência de qualquer dano ou sinistro do bem que constitui o seu objeto.

No entanto, é aconselhável que o segurado, ao contratar um seguro junto à seguradora, leia atentamente todas as cláusulas e condições previstas na apólice e as principais informações presentes no documento.

Para tanto, listamos abaixo os pontos aos quais você estar atento no momento da contratação. Veja:

Os dados do bem segurado

Se o bem segurado for um automóvel, por exemplo, deve-se certificar se o modelo, o chassi e o RENAVAM estão corretos. Em outro exemplo, se for um imóvel, além do endereço e demais dados, é essencial que esteja correta a natureza do imóvel — residencial (casa, apartamento, etc) ou comercial (sala, loja, andar).

O perfil de risco

O perfil de risco errado pode ocasionar problemas em caso de acionamento do seguro em danos e sinistros. Por isso, esse é um dado importante que deve ser observado.

Os valores e as condições de pagamento

Este é um outro ponto de verificação imprescindível, pois pode gerar cobranças indevidas pela seguradora. Logo, é importante conferir o valor total do seguro, sua a forma de pagamento (débito automático, cartão de crédito, boleto bancário) e os valores e vencimentos das parcelas acordadas.

As coberturas contratadas

Tudo o que foi contratado pelo segurado deve estar mencionado na apólice de seguro. Por essa razão, todas as coberturas devem estar estabelecidas nesse documento e esse é o último ponto — mas não menos importante — que deve ser conferido por quem contrata um seguro.

Por fim, é importante também consultar e verificar a apólice de seguro sempre que surgir qualquer questão relacionada à contratação do seguro para que não haja dúvidas no momento em que ela precisar ser utilizada.

Quando se trata da nossa segurança, todo cuidado é pouco. É essencial conhecer e pesquisar sobre as principais questões que envolvem os seguros, como e quando eles devem ser acionados.

Leave A Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *