• Home
  • Blog
  • Gestão de frotas: confira 5 dicas fundamentais

Gestão de frotas: confira 5 dicas fundamentais

Quem trabalha com frotas sabe a dificuldade de fazer um bom planejamento: o alto volume de atividades sem controle pode dar início a diversos erros que atrapalham a qualidade da prestação de serviço, comprometendo o crescimento da empresa.

E como evitar que esses problemas aconteçam? Com o auxílio de uma gestão de frotas! Assim, é possível traçar uma logística segura para o dia a dia no trabalho e dar atenção especial para outros detalhes. Quer saber quais são? Leia o post!

1. Contate uma seguradora

Estradas, longas viagens e lugares desconhecidos geram insegurança para qualquer empreendedor do setor. O receio, por exemplo, com acidentes, desvio de carga e furtos é constante, então é bom se precaver.

Procure por uma seguradora capaz de garantir a integridade dos funcionários e dos materiais, para quaisquer eventualidades que possam acontecer.

2. Monitore as entregas

Imagine poder informar seus clientes sobre o local de suas mercadorias, além da previsão do tempo de viagem para concluir a entrega?

Fazer o monitoramento da carga é importante para conquistar e fidelizar clientes, já que estes não vão só notar o interesse da sua empresa em prestar um serviço de qualidade, como vão também enxergar o serviço como uma segurança a mais de que o produto será, de fato, entregue.

3. Busque um sistema de gestão de frotas

A tecnologia está cada vez mais presente no dia a dia de qualquer negócio — e ela pode ser uma forte aliada na otimização do tempo e fluxo de trabalho! Para isso, procure por um software que permita automatizar as atividades do cotidiano de maneira eficaz. Assim, o tempo dos seus funcionários será melhor distribuído e o trabalho mais eficiente. Como resultado, a prestação de serviços ficará melhor orientada, enquanto atividades menores são feitas pelo software.

Além disso, muitas ferramentas têm a capacidade de integrar equipes, tornando a comunicação mais simples. Isso, por sua vez, permite que o gestor desenvolva um planejamento mais específico para cada pessoa. Uma solução, vários ganhos!

4. Faça a otimização de rotas

Antes de mandar uma frota para o seu destino, é interessante analisar qual o trajeto mais apropriado. Você já imaginou comandar uma entrega que passa por uma estrada esburacada, por áreas de trânsito intenso ou até por caminhos mais longos?

Por isso é tão importante traçar o percurso mais otimizado: ao prezar pela integridade do motorista e da mercadoria, você ainda respeita os prazos acordados. Tudo isso sem comprometer a qualidade do serviço!

5. Capacite seus motoristas

Em qualquer atividade, oferecer treinamentos para os colaboradores é uma boa maneira de motivá-los. A capacitação nesse mercado está interligada à melhoria do desempenho, além de elevar o conhecimento do motorista com relação às boas práticas a serem respeitadas.

Assim, você terá um controle sob os gastos mais eficiente, seja com menos multas ou manutenções mais baratas da frota, enquanto seus profissionais realizam as atividades com mais qualidade.

Leave A Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *