• Home
  • Blog
  • Entenda de uma vez tudo sobre consórcio de carros

Entenda de uma vez tudo sobre consórcio de carros

Comprar um carro está na lista de sonhos e/ou necessidades de muitos brasileiros. Mas o problema é que quase nunca temos em mãos todo o dinheiro disponível para efetuar o pagamento à vista. É aí que surgem diversas alternativas para se conquistar o bem almejado: empréstimos, financiamentos e consórcio de carros. Hoje falaremos um pouco mais sobre o último.

Você sabe o que é um consórcio? Como funcionam os pagamentos? Quais as vantagens e desvantagens? Se a resposta para pelo menos uma dessas perguntas foi negativa, não deixe de conferir!

Conheça melhor o consórcio de carros

De forma simples, um consórcio nada mais é do que uma reunião de pessoas interessadas em uma mesma categoria de produtos, como automóveis. Nesse grupo, todos os participantes pagam parcelas mensais de modo que seja possível adquirir pelo menos um desses produtos à vista. Para decidir quem fica com o bem a cada mês, é realizado um sorteio. Assim, o consórcio funciona como um financiamento coletivo.

O Brasil é pioneiro nesse tipo de financiamento, com os primeiros registros sobre consórcio sendo encontrados nos anos 60. Surgido da iniciativa de consumidores como uma maneira de driblar a falta de oferta de crédito no mercado, o consórcio continua sendo, até hoje, uma das melhores opções para quem quer realizar o sonho do carro novo.

Saiba como procurar pelo consórcio

Se você está pensando em adquirir um plano, então você precisa procurar por uma empresa administradora de consórcios. Também é comum encontrar esse serviço ofertado em bancos, financeiras, seguradoras, e até mesmo pelas próprias montadoras. Essas instituições são responsáveis por captar os interessados e administrar os grupos formados de acordo com as pretensões de cada consorciado.

No entanto, é importante se certificar que a administradora escolhida atende a todas as exigências legais para operar no mercado de consórcios. Nesse sentido, o Banco Central, órgão responsável por fiscalizar a atuação dessas instituições, disponibiliza em sua página a relação de empresas autorizadas a administrar consórcios. O levantamento é feito mensalmente e é uma ótima maneira de garantir sua segurança antes de fechar qualquer negócio.

Entenda como ocorre a contemplação

Como destacado anteriormente, uma das formas de contemplação do consórcio é por meio dos sorteios. Eles acontecem durante a realização das assembleias mensais, oferecendo chances iguais a todos os participantes do grupo. O número de cotas sorteadas por assembleia e demais critérios podem variar de acordo com a administradora e com o plano escolhido.

Existe ainda outra maneira de ser conseguir o carro desejado em um consórcio, que é mediante a oferta de lances. Funciona de maneira semelhante a um leilão, onde os participantes interessados propõem um valor em forma de número de parcelas do consórcio que podem adiantar. São contemplados aqueles que oferecem os lances mais altos.

Lembre-se ainda que, para poder participar dos sorteios e da oferta de lances, é preciso estar em dia com as parcelas do consórcio. Desse modo, todos os participantes, mais cedo ou mais tarde, conquistarão o objetivo do carro novo.

Conheça as características do consórcio de carros

A popularidade do consórcio de carros vem crescendo a cada dia, e isso se deve, principalmente, às características e facilidades que só ele pode oferecer. Vamos conhecer um pouco mais sobre as principais.

Possibilidade de comprar seu carro novo sem juros

Em um consórcio a premiação se dá por intermédio de uma carta de crédito no valor do veículo desejado. Assim, ele pode ser comprado à vista, sem incidência de juros de financiamento que costumam inflar o valor dos automóveis.

Apesar de não haver juros, as administradoras costumam cobrar algumas taxas relativas ao serviço oferecido. Entre elas você poderá encontrar taxas de adesão, de administração, seguro e fundo de reserva. Desse modo, é fundamental pesquisar e comparar essas tarifas para escolher o consórcio que cabe no seu orçamento.

Menos burocracia em relação ao financiamento

Outra característica que ajuda a alavancar o número de consorciados é a sua burocracia reduzida. A análise de crédito no momento da adesão costuma ser muito menos rígida quando comparada a de outras linhas de crédito, como o financiamento.

Muitas administradoras são bem flexíveis na análise de renda dos interessados, o que facilita a vida de quem trabalha na economia informal, por exemplo.

Atraso de pagamentos e inadimplência

Para que o consórcio possa acontecer com sucesso, todos os participantes devem pagar todas as parcelas em dias. Caso ocorra um atraso no pagamento, é cobrada uma multa e uma taxa de juros.

E mais: se os atrasos se tornarem frequentes ou se ficarem acumulados, o devedor corre o risco de ser excluído do consórcio. Se a pessoa que está inadimplente já tiver sido sorteada, os prejuízos pessoais podem ser ainda maiores, pois a administradora certamente solicitará a apreensão do veículo.

Lembre-se que a administradora é a responsável por intermediar a compra do carro e o terá como garantia até o encerramento do consórcio.

Desistência do consórcio

Se desejar, o consorciado pode desistir do seu plano de consórcio. Contudo, é preciso considerar que o dinheiro será devolvido apenas após o prazo final do contrato. Desse modo, é mais vantajoso procurar por interessados em adquirir a sua cota. Assim vocês poderão negociar um valor justo para transferir a titularidade do consórcio de carros.

Descubra se o consórcio de carros vale a pena para você

Agora que já conhecemos as principais características do consórcio de carros, fica mais fácil descobrir se ele vale a pena para você. É claro que você também deve levar em conta as suas próprias necessidades e condições para fazer essa avaliação.

Entre suas vantagens, destaque para as parcelas mais em conta devido à ausência de juros, facilidade na contratação e a segurança de que você receberá o produto que está adquirindo.

Pode-se apontar como uma desvantagem a possível demora em ser contemplado, principalmente no caso de quem espera contar apenas com o sorteio. Contudo, aqueles que possuem uma quantia guardada podem utilizá-la como lance para realizar o sonho do carro novo muito mais rápido e com parcelas muito mais atrativas do que em um financiamento.

Também é importante se lembrar de que, ao ser contemplado antes do fim do contrato, além das parcelas restantes, você terá de arcar com as despesas relativas ao seu novo veículo, como combustível, manutenção, seguro e impostos. Por isso, o ideal é realizar um bom planejamento financeiro antes de fazer um consórcio de carros.

Resumindo, o consórcio pode ser um excelente negócio tanto para quem deseja fazer um investimento de longo prazo, sem pressa de adquirir o produto, quanto para quem quer ter o carro novo em mãos de maneira mais rápida por meio da oferta de lances.

Leave A Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *