• Home
  • Blog
  • Saiba a diferença entre diferentes tipos de seguro de vida

Saiba a diferença entre diferentes tipos de seguro de vida

Na hora de contratar um seguro de vida, é preciso estar atento a todas as opções de planos que o mercado oferece. Há vários tipos de contratação, criados para atender aos objetivos e intenções do segurado. Pensando nisso, listamos e explicamos abaixo os diferentes tipos de seguros de vida existentes para você conhecer. Acompanhe!

Seguro de vida coletivo

Este tipo de seguro é muito comum em empresas e associações, em que várias pessoas contratam um mesmo seguro de vida, em conjunto. Neste caso, cada segurado recebe um certificado individual de seguro e o tomador é quem fica com a apólice.

No geral, os contratos têm validade de um ano, com possibilidade de renovação e previsão de pagamentos de parcelas mensais. Caso não sejam pagas, o segurado perde a cobertura do seguro automaticamente.

Por ser um seguro coletivo, o seu valor é mais baixo em relação ao seguro de vida individual. Em contrapartida, não há a possibilidade de resgate antecipado.

Seguro de vida individual

É uma opção de seguro mais flexível, em que o segurado poderá escolher as coberturas que deseja contratar. Ele é feito sob medida para o seu perfil, levando em conta vários fatores, como sexo, idade, estilo de vida, profissão, estado civil, etc. Exatamente por isso, a abrangência e o preço vão variar de acordo com o formato contratado.

Por sua flexibilidade, é possível contratar desde a proteção financeira dos dependentes do segurado em caso de morte ou invalidez, por exemplo, até a ocorrência de uma doença grave para cobrir os gastos com tratamentos médicos.

Dentro da categoria de seguro de vida individual, estão também seguros temporários, como os seguros viagem, funerário ou educacional.

Seguro de acidentes pessoais

Este pode ser contratado como uma complementação ao seguro de vida individual ou ser solicitado de forma isolada. É importante saber, porém, que há diferenças entre eles que as pessoas costumam ignorar.

A principal delas é que o seguro de acidentes pessoais só oferece cobertura para morte por acidente, enquanto o seguro de vida individual cobre o falecimento do segurado em quaisquer circunstâncias. Por esta razão, o preço do seguro de acidentes pessoais é menor.

Seguro de vida profissional

O seguro de vida profissional é indicado à profissionais autônomos, liberais, microempreendedores individuais e empresários e tem como objetivo cobrir acidentes de trabalho que causem invalidez temporária.

É uma ótima opção para estes profissionais que não têm vínculo empregatício e precisam de um auxílio caso tenham de ficar afastados do trabalho por motivos de doenças, acidentes, dentre outros.

Seguro de vida dotal

Assim como o seguro de vida individual, aqui o segurado terá cobertura pelo risco de morte. Mas além disso, pagará também mais uma parcela para formação de poupança, em uma espécie de previdência privada.

Cabe ressaltar que esta modalidade tem como vantagem a possibilidade de resgate total ou parcial.

Por ser um seguro resgatável e pelo pagamento da poupança, a sua validade é superior aos outros planos, podendo ser de 10, 15, 20 anos ou mais.

Seguro de vida inteira

Como o próprio nome diz, este tipo de plano tem a duração da vida inteira do segurado e, em consequência, não poderá ser cancelado pela seguradora, exceto em casos de fraude ou inadimplemento contratual.

É claro que, pelo seu caráter vitalício, apresenta valores muito superiores ao seguro de vida convencional.

Seguro de vida personalizado

Outra variação do tradicional seguro de vida, nesta opção as empresas direcionam o tipo de cobertura para um público ou mercado específico.

Alguns exemplos de planos personalizados são: seguros para mulheres, com cobertura de doenças que afetam somente este gênero; e seguros para atletas, que cobrem acidentes ocorridos durante a prática da atividade física.

Agora você já sabe quais são as diferenças entre os tipos de seguros de vida existentes. Mas é importante lembrar que há uma série de outras informações importantes sobre o assunto que você precisa conhecer.

Leave A Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *